segunda-feira, 19 de julho de 2010

Faculdade de Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Petróleo e Gás

A minha primeira postagem vai ser dedicado a pessoas que tem interesse em fazer o curso de Engenharia de Petróleo e Gás. Vai um pequeno resumo de como é ser um Engenheiro de Petróleo e Gás retirado da revista Guia do Estudante.


http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia/profissoes_269385.shtml


Engenharia de Petróleo e Gás é o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural. É de sua responsabilidade desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízos ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria.
Também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É preciso conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês.


O MERCADO DE TRABALHO

Brasil se destaca cada vez mais no mercado de energia, em especial no segmento de petróleo e gás. A descoberta de poços de gás natural no litoral paulista e o contínuo crescimento da produção resultaram na recente auto-suficiência do país. Além disso, novas tecnologias de ponta são desenvolvidas para a extração de petróleo em alto mar, o que torna o país referência mundial em exploração a grandes profundidades. É alta a procura por esse profissional em toda a cadeia produtiva (exploração, extração, técnicas de perfuração, transporte). Gigantes como a Petrobras e a Exxon (multinacional com concessão para a exploração do petróleo brasileiro) estão entre os maiores empregadores.
Como as principais reservas situam-se nas bacias de Campos (RJ) e de Santos (SP), as melhores oportunidades concentram-se nesses dois estados. Empresas prestadoras de serviços ou que fabricam equipamentos para o setor, como a Halliburton e a Schlumberger, também empregam boa parte da mão-de-obra.

O CURSO

As aulas são recheadas de cálculos, principalmente nos dois primeiros anos. Estuda-se física, química, geologia, geometria, álgebra, lógica, estatística, mecânica e fenômenos de transporte. A partir do terceiro ano, entram matérias mais específicas, como fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino do petróleo, prospecção de petróleo, matérias na indústria do petróleo, engenharia de reservatório, métodos de elevação, entre outras. Na grade curricular também há disciplinas ligadas à gestão do negócio, como marketing, empreendedorismo, gestão ambiental e direito internacional. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o curso é uma habilitação de Engenharia de Minas. Duração média: quatro anos.


O que você pode fazer:


COMERCIALIZAÇÃO

Atuar na venda do petróleo aos compradores nacionais e internacionais e fazer pesquisa de preços de matérias-primas.


CONSULTORIA


Prestar serviços para empresas do setor para avaliar os riscos ambientais na exploração, produção e distribuição do produto.


DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS


Projetar e acompanhar a produção de novos equipamentos utilizados nas plataformas marítimas, nas petroquímicas e em refinarias. Pode atuar também na venda desses equipamentos.


EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO E DERIVADOS


Decidir como será feita a perfuração dos locais para que o material seja retirado sem prejuízos ambientais nem financeiros.


PROCURA DE RESERVATÓRIOS


Traçar planos para a descoberta de jazidas de petróleo ou poços de gás natural, levando em consideração cálculos e características físicas de determinados espaços. Analisar a capacidade de produção dos novos reservatórios.


TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO


Desenvolver e implantar projetos para o transporte de petróleo e derivados e gás natural desde os locais de exploração até a chegada nas refinarias e petroquímicas. Cuidar da distribuição do produto final até os postos e as indústrias.