quarta-feira, 13 de julho de 2011


Diretor da Petrobras irá conhecer curso de Engenharia do Petróleo e Gás da UFPel


A confirmação de uma visita às instalações da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o primeiro passo dado na tentativa da direção da universidade em obter o apoio estrutural e financeiro da Petrobras aos cursos de Engenharia do Petróleo e Gás e Engenharia Geológica.

O diretor de Engenharia de Exploração e Produção da empresa, Guilherme Estrella (foto, ao centro) estará em Pelotas no dia 29 de setembro quando visitará a UFPel e participará de um seminário organizado em função do Dia Mundial do Petróleo. No mesmo dia o diretor deve, ainda, visitar o pólo naval de Rio Grande.

Na tarde de sexta-feira (dia 8) Estrella reuniu-se com o deputado Fernando Marroni, o reitor da UFPel, César Borges, e o coordenador dos cursos, Eduardo Novaes. Durante o encontro Borges e Novaes apresentaram ao executivo um detalhamento dos cursos que atualmente têm 300 alunos, mas que deverão ter o número de vagas triplicadas nos próximos anos.

A aproximação com a empresa tem como principal objetivo, segundo o reitor, dotar os cursos de laboratórios adequados e professores. “Precisamos de estrutura e de experiência para qualificar e, principalmente, alavancar o nosso curso. A Petrobras é fundamental nesse processo”, disse Novaes. Segundo o reitor, o apoio será capaz de mudar a realidade da universidade. “A parceria com a Petrobras coloca nossos cursos em outro patamar. É isso o que estamos buscando”, disse.

Para o deputado Marroni a possibilidade de confirmação da existência de petróleo no litoral sul do Estado abre um novo horizonte tanto para a Petrobras, como para a UFPel e, dentro desse panorama de um futuro promissor, investir em qualificação de mão-de-obra e pesquisa é essencial. “É preciso formar profissionais capacitados para o ‘setor petróleo’ e a Petrobras sabe disso. A graduação desses cursos precisa ser diferenciada. Por isso estou esperançoso nessa parceria e agora vamos preparar um grande seminário, em setembro, para receber os executivos da empresa”, declarou.

Consulta e Possibilidades

Além de confirmar a visita em setembro, Estrella deve encaminhar ainda esta semana uma consulta à Unidade de Patrocínio da Petrobras com o objetivo de saber sobre a possibilidade de destinação de recursos à universidade e, também, como poderia ser feita a seleção de profissionais com experiência de mercado para lecionar nos cursos.

“Temos total interesse em auxiliar a universidade, pois o polo naval está em Rio Grande e existe uma boa perspectiva com relação aos estudos nos poços mapeados na Bacia Pelotas”, disse o executivo.
Estrella comprometeu-se, ainda, em reunir-se com os diretores das empresas terceirizadas da estatal no polo naval de Rio Grande para discutir a possibilidade de investirem no curso da UFPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário