terça-feira, 5 de julho de 2011
A Shell Brasil petróleo Ltda não tem mais participação no bloco BM-S-8
Localizado na Bacia de Santos. A petroleira, que tinha participação no bloco de 20%, vendeu 10% para a Queiroz Galvão Exploração e Produção S. A. (QGEP) e os outros 10% para a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (Barra Energia), que tem como investidores os fundos de investimentos First Reserve Corporation e Riverstone Holdings, LLC, conforme anunciaram nesta terça-feira as duas companhias. O consórcio era formado pela Petrobras (operadora), Petrogal e Shell. A transação de transferência de participação da Shell está sujeita a aprovação da ANP.
"Este farm-in reafirma a política de crescimento da companhia, sustentada na aquisição de ativos de alta qualidade e que possam agregar valor ao nosso portfólio", disse José Augusto Fernandes, CEO da QGEP.
O bloco está localizado na área offshore da Bacia de Santos, em lâmina dágua de cerca de 2.100 metros. A Petrobras é a operadora do bloco com uma participação de 66%, e a Galp detém os restantes 14%.
"Esta é a primeira aquisição da Barra Energia, e representa importante passo na execução de nossa estratégia de construir um portfólio de alta qualidade de ativos de exploração e produção de petróleo no Brasil. Continuamos avaliando outras oportunidades de negócios, e nosso compromisso é criar uma empresa brasileira comprometida com a excelência técnica e com as melhores práticas empresariais", disse Renato Bertani, diretor executivo da Barra Energia.
A Queiroz Galvão Exploração e Produção - A QGEP Participações S.A., empresa de controle privado brasileiro no setor de exploração e produção, com base na produção diária anualizada em barris equivalentes de petróleo ("boe") no Brasil. Segundo dados da ANP, e a única empresa de E&P qualificada pela ANP nas duas últimas rodadas de licitação, em 2007 e 2008, para atuar como Operador A em Águas Profundas e Ultraprofundas.
A Companhia possui um diversificado portfolio de ativos de alta qualidade e potencial de exploração e produção. Adicionalmente, possui 45% de participação na concessão do Campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, que é o maior campo de gás natural não associado em produção no Brasil de acordo com dados da ANP de 2010. Esse campo se encontra em operação desde 2007 e tem capacidade de produção de aproximadamente 50,3 mil boe por dia. Para mais informações, acesse o site: www.qgep.com.br/ri.
Já a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo do Brasil e do exterior, e conta com apoio financeiro dos fundos de investimentos First Reserve e Riverstone. O foco principal de atuação da Barra Energia é a área marítima (offshore) das bacias de Santos e Campos, tanto no Pós-Sal como na nova fronteira do Pré-Sal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário