quinta-feira, 7 de julho de 2011
Vastas reservas de petróleo descobertas na costa da Namíbia
O ministro das Minas e Energia da Namíbia revelou em Windhoek que foram descobertas reservas de petróleo na sua costa calculadas em 11 mil milhões de barris e que a sua exploração deverá iniciar-se nos próximos quatro anos.
Segundo Isak Katali, a empresa petrolífera Enigma Oil & Gás, detida pelos britânicos da Chariot Oil & Gás, acaba de identificar onze locais de prospeção ao longo da costa namibiana.
"O mais promissor de todos é Nimrod, a uma profundidade de 350 metros, com reservas estimadas, em caso de sucesso, em mais de quatro mil milhões de barris", disse o ministro Katali na quarta-feira no parlamento, revelando que a produção deverá ter início em 2015.
A brasileira Petrobrás detém 50 por cento dos direitos de exploração no Bloco Sul, sendo os restantes 50 por cento detidos pela Enigma. Segundo o ministro da Energia e Minas, uma outra empresa brasileira, a HRT Oil & Gas Ltd, acaba de orçamentar 300 milhões de dólares para a exploração de petróleo e gás natural na Namíbia.
A HRT, segundo Isak Katali, já certificou a existência de outras reservas potenciais no off-shore namibiano, calculadas em 5,2 mil milhões de barris.
Na sua intervenção no parlamento, o ministro referiu que a HRT efectuará quatro a cinco furos naquela área no início do próximo ano. Uma outra descoberta na costa central da Namíbia com o nome Delta, disse Katali, revelou potencial para a extração de dois mil milhões de barris de petróleo. Esta área está adjudicada à Arcádia Expro Namíbia (AEN) e aos britânicos da Tower Resources.
Katali concluiu com a garantia de que nos próximos 18 meses serão feitos seis a oito novos furos nas águas territoriais do país, o que constituirá o maior número de furos jamais feitos na história da exploração de petróleo da Namíbia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário