quinta-feira, 27 de junho de 2013

Clariant abre novo laboratório de P&D de catalisadores no Brasil para as indústrias de Petróleo e Gás



• Laboratório vai trabalhar em soluções avançadas para geração de gás de síntese e catalisadores de conversão

• Adsorventes da Clariant removem contaminantes do gás natural

• Novo laboratório melhora o suporte técnico a clientes regionais

Clariant, uma das empresas líderes globais em especialidades químicas, anuncia que conta com um novo laboratório de P&D de catalisadores para as indústrias Química, de Petróleo e Gás. Localizado na maior instalação fabril da companhia na América Latina, em Suzano (São Paulo), o laboratório inicia suas operações com uma infraestrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe de pesquisadores qualificada e dedicada a desenvolver novas gerações de catalisadores e fornecer suporte técnico a clientes na região.

"A projeção de crescimento da indústria de gás no Brasil é significativa, e a Clariant vai contribuir com este crescimento“, destacou Stefan Heuser, Vice-Presidente Sênior e Diretor da BU Catalysts. “Com este importante investimento seguimos com nossa estratégia de fornecer um forte suporte aos parceiros locais de negócios. Vamos continuar a desenvolver, conjuntamente, no Brasil, soluções novas e inovadoras com nossos catalisadores e adsorventes". As reservas de gás no Brasil devem crescer rapidamente: a projeção é que a produção doméstica triplicará dos atuais 65 milhões de metros cúbicos por dia para cerca de 180 milhões em 2020, com uma porção significativa vindo de plataformas off-shore. A produção de petróleo no Brasil representou cerca de 25% da produção global em águas profundas em 2011. A exploração do pré-sal deverá aumentar significativamente essa porcentagem. De acordo com a ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), a demanda de bens e serviços para as indústrias de petróleo e gás dev
e alcançar pelo menos US$ 400 bilhões até 2020.

Os adsorventes da Clariant são usados para purificar o gás natural, que sai do poço com impurezas como enxofre, mercúrio, arsina e outros compostos danosos ao meio ambiente e aos equipamentos do sistema de produção. Os adsorventes da série ActiSorb® GP removem esses contaminantes antes da entrada do gás na tubulação, atendendo às especificações da legislação. Depois de mais de 60 anos fornecendo soluções para a remoção de contaminantes de gás natural e outras cadeias de hidrocarbonetos, a companhia considera o aumento da produção nas reservas do pré-sal e o grande potencial de gás de xisto como uma plataforma para o crescimento na América Latina e no mundo.

O maior rigor das especificações de combustíveis na América do Sul e a necessidade de processar matérias-primas mais complexas impulsionam a demanda de catalisadores de hidrogênio, dos quais a Business Unit Catalysts da Clariant é uma das líderes de mercado. A otimização de catalisadores de alto desempenho é essencial para aumentar o fornecimento de hidrogênio nas refinarias. A Business Unit Catalysts da Clariant também oferece diversos produtos de remoção de enxofre, inclusive um catalisador de desulfurização de gasolina, que é usado em mais de uma dezena de novas unidades em todo o mundo. "Vamos oferecer uma linha completa de soluções para o mercado de catalisadores com o suporte de nossa infraestrutura de pesquisa aplicada e suporte técnico", declarou Harald Dialer, Diretor de Syngas Catalysts.

Em operação plena a partir de junho, o Laboratório foi constituído a partir da aquisição parcial de ativos de catalisadores da empresa brasileira Oxiteno, em meados de 2012, incluindo patentes e laboratórios de pesquisa. Na transferência dos ativos para o parque industrial de Suzano e instalação da nova unidade, a Clariant aportou recursos adicionais para aperfeiçoar a sua infraestrutura e os serviços oferecidos aos clientes, visando identificar oportunidades para o desenvolvimento de soluções ‘taylor made’ para o mercado regional. O laboratório de Suzano faz parte de uma rede global de 11 instalações de P&D. "O novo grupo de pesquisa fortalece ainda mais o portfólio tecnológico da Clariant na purificação de gás e aplicações relacionadas ao gás de síntese", declarou Marvin Estenfelder, Diretor de R&D Catalysts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário