sexta-feira, 28 de junho de 2013

Petrobras faz 1ª transferência no alcoolduto Ribeirão Preto-Paulínia


A Petrobras iniciou as transferências de etanol hidratado por meio do duto que liga Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) a Paulínia (117 km de São Paulo). A empresa informou hoje que a primeira transferência ocorreu na última terça-feira (25). No entanto não informou o volume transportado.
O duto foi construído pela Logum Logística S.A., empresa em que a Petrobras é acionista junto com a Camargo Corrêa Construções e Participações S.A., Copersucar S.A., Raízen Energia S.A., Odebrecht Transport Participações S.A. e Uniduto Logística S.A..

A carga de etanol saiu do terminal da Petrobras em Ribeirão com destino aos tanques da Replan (Refinaria de Paulínia). O duto, segundo a Petrobras, tem 24 polegadas de diâmetro e 206 km de comprimento, e é operado pela Transpetro -braço da estatal na área de transportes.

A operação é acompanhada por técnicos da empresa. O objetivo do duto é transportar o combustível das regiões produtoras para o mercado consumidor brasileiro.

Segundo a Petrobras, a operação comercial definitiva está prevista para julho. Ela permitirá a venda do etanol hidratado em Paulínia ou a sua transferência, por meio de outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro.

O duto é a primeira etapa do sistema de distribuição de etanol que consta do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), orçado em R$ 7 bilhões. O sistema, segundo a Petrobras, é constituído de modais dutoviário e hidroviário, e facilitará as exportações e o transporte por cabotagem.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário