domingo, 17 de julho de 2011


ANP vai licitar 20 blocos exploratórios do Bacia do Solimões


A realização da rodada que vai disponibilizar 174 blocos das Regiões Norte e Nordeste, prevista para este semestre, ainda não foi definida pela presidente Dilma Roussef.

Vinte blocos exploratórios da Bacia do Solimões devem ser licitados na 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O anúncio foi feito pelo superintendente de Desenvolvimento de Produção da ANP, Paulo Alexandre Silva.

A realização da rodada que vai disponibilizar 174 blocos das Regiões Norte e Nordeste, prevista para este semestre, ainda não foi definida pela presidente Dilma Roussef.

Com a  descoberta do pré-sal, não há mais a necessidade de abrir rodadas todos os anos para atingir a auto suficiência uma vez que os resultados do pré-sal asseguram o conforto na produção, avalia Alexandre Silva, que na semana passada esteve em Manaus participando do evento Petronor 2011.

“Verificamos que a atratividade está sendo muito grande, inclusive de grandes empresas internacionais e várias brasileiras interessadas nos blocos que vão a leilão. Mas é a presidente que vai decidir qual o melhor momento para a rodada”, destaca Silva.

O prazo previsto pelo governo era de que ela ocorresse no segundo semestre deste ano mas, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a Petrobras pediu o adiamento para 2012, por conta da demora na aprovação do plano de investimentos da estatal para o período 2011-2015. O governo quer que a estatal corte parte dos gastos previstos no plano, o que poderia deixar a Petrobras fragilizada para disputar blocos no leilão.

Para o superintendente da ANP, as Bacias Sedimentares do Solimões, Amazonas e Acre são consideradas estratégicas pelo governo brasileiro e pela agência reguladora. “Além do óleo de grande qualidade, essas bacias podem propiciar grandes descobertas de gás natural”, observa.

A Bacia do Solimões, onde é a única das três bacias que está em fase produção e é responsável por 18% da produção de gás natural nacional, com cerca de 11 milhões de metros cúbicos (m³) produzidos por dia.

“Não fala-se somente do pré-sal na Região Sudeste, mas também na possibilidade de encontrar grandes jazidas de gás natural aqui na Região Amazônica. Sabe-se que existem mais de 20 blocos exploratórios - todos eles numa fase em que foram feitas algumas descobertas e avaliações. Vislumbramos, com isso, uma possibilidade dos brasileiros terem outra notícia espetacular com relação às novas descobertas de óleo e gás natural”, destaca o superintendente da ANP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário