quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Engenharia de petróleo é destaque entre as modalidades



O Brasil está na corrida para formar engenheiros e diversas modalidades da carreira encontram um mercado promissor.

A engenharia de petróleo ganha destaque. Entre as descobertas na Bacia de Campos, nos anos 70, e o recente fenômeno do pré-sal, a profissão se consolidou e abre muitas oportunidades de emprego.

O profissional do setor é responsável por aumentar a produção de poços e jazidas de petróleo e gás natural. Ele também pode atuar no transporte dos locais de exploração às refinarias e petroquímicas, no descarte correto dos resíduos e até na área administrativa ou parte operacional das plataformas.

Para seguir esta carreira duas características são fundamentais: gostar de estudar e ter facilidade para atuar em equipe. O trabalho está diretamente ligado à tecnologia e se relaciona o tempo todo com as áreas ambiental, de segurança, geologia e economia.

Um dos atrativos da profissão é a remuneração, que tem piso de seis salários mínimos para carga de seis horas diárias. Estima-se que seja necessário formar 201 mil profissionais até 2015, sendo pelo menos 11 mil de nível superior.

Outra vantagem é a tendência de crescimento nos próximos anos, pois os processos de exploração, construção de poços e plataformas são demorados. Se você tem o perfil e interesse pela engenharia de petróleo, é um ótimo momento para investir na formação.

Fonte: Mundo Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário