quarta-feira, 3 de julho de 2013

Petrobras tem sinal verde para deter 100% de usina




A Petrobras recebeu sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para se tornar detentora de 100% da Termoaçu, usina termelétrica instalada no município de Alto dos Rodrigues (RN), com potência instalada de 367,9 megawatts (MW) de energia.
Júnior Santos
Termelétrica Termoaçu: O grupo Neoenergia detinha 23,13 por cento de participação na usina potiguar

A Companhia pediu autorização para comprar os 23,13% de participação restantes – sob controle do grupo Neoenergia – em junho deste ano por entender que a consolidação do controle se tratava de “uma oportunidade de aumentar sua capacidade de geração, aumentando a eficiência e a confiabilidade do seu parque gerador”. O pedido foi aceito pelo Cade no último dia 1º. A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

O Conselho, que é vinculado ao Ministério da Justiça e analisa fusões e incorporações de empresas, aprovou o pedido da Petrobras ‘sem restrições’. A autarquia é responsável por vetar toda e qualquer operação que ameace a livre concorrência no país.

Segundo despacho assinado pelo superintendente-geral substituto do Cade, Eduardo Frade Rodrigues, o Conselho entendeu que a operação não acarretaria alterações no ambiente concorrencial, já que mesmo antes de anunciar o interesse em se tornar detentora da usina, a Petrobras já possuía o controle da Termoaçu.

A TRIBUNA DO NORTE procurou a Petrobras e o grupo Neoenergia, por meio das respectivas assessorias de imprensa, mas as duas companhias não enviaram posicionamento nem disponibilizaram porta-voz até o fechamento da edição.

Usina

A Neoenergia operava a Usina Termelétrica Termoaçu, em parceria com a Petrobras, desde setembro de 2008. Segundo informações do site do grupo, a energia produzida pela Termoaçu tem como destino a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Já o vapor produzido é utilizado pela Petrobras para injeção contínua nos poços de petróleo.

A Termoaçu foi inaugurada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. A potência instalada na época girava em torno de 340 megawatts (MW) de energia.


Apesar da capacidade, ficou determinado na época que a termelétrica só entraria em operação para atender aos despachos do operador do Sistema Elétrico Nacional, no momento em que as hidrelétricas não fossem capazes de suprir a demanda do país, como ocorreu no último ano, em função da seca sobretudo no Nordeste. A obra integrou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representou um investimento total de R$ 650 milhões.  

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário